Embora Bananal não esteja na zona de maior impacto dos ventos ciclônicos, a atuação do sistema no oceano pode alterar rapidamente as condições de temperatura e umidade ao longo do fim de semana
Por Ricardo Nogueira, com informações da Climatempo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, no início da noite desta sexta-feira (7), um alerta para a passagem de um ciclone extratropical que deve provocar chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo de sábado (8). O aviso foi encaminhado para moradores de diversas regiões da faixa leste paulista, incluindo Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Litoral Sul, Sorocaba, Itapeva, Baixada Santista e Campinas.
Apesar do alerta geral para a região, a previsão específica da Climatempo para Bananal indica ventos fracos, com rajadas em torno de 8 km/h tanto no sábado quanto no domingo, segundo o boletim. O município, porém, pode sentir mudanças bruscas de temperatura, já sinalizadas nos avisos meteorológicos.
Embora Bananal não esteja na zona de maior impacto dos ventos ciclônicos, a atuação do sistema no oceano pode alterar rapidamente as condições de temperatura e umidade ao longo do fim de semana. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar atualizações e evitar áreas de risco em períodos de instabilidade.
O sistema meteorológico já provocou estragos no Sul do país. Um tornado formado pela atuação do ciclone deixou um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde ao menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas.
Deslocamento do ciclone
Segundo a Climatempo, o ciclone extratropical se organiza completamente entre a noite desta sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8), entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No decorrer do sábado, o sistema avança pelo mar em direção ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
No domingo (9), o ciclone deve permanecer no oceano, com centro estimado entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda influenciando áreas litorâneas do Sudeste.
A previsão indica ventania intensa principalmente no litoral da Região Sul, onde rajadas podem superar os 100 km/h entre o litoral central gaúcho e o litoral do Paraná. No Sudeste, o maior risco está no sábado, sobretudo no sul e leste de São Paulo, vales do Paraíba e do Ribeira, no estado do Rio de Janeiro e no Sul de Minas. Áreas mais afastadas do litoral podem registrar rajadas, porém com menor intensidade
Previsão para Bananal
A Gazeta de Bananal seguirá atualizando as informações conforme novos boletins forem emitidos. Fique atento aos alertas e mantenha-se seguro.
Recomendações à população
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.


