Gazeta de Bananal confirmou com fonte policial que autor do crime que chocou a cidade está entre as oito pessoas presas por tráfico de drogas e associação ao tráfico
Ricardo Nogueira | Da Redação
Em uma operação policial realizada na manhã deste sábado (10) em Bananal, a Polícia Civil deflagrou a Operação "Red Horse", com foco no combate ao tráfico de drogas e associação ao tráfico envolvendo integrantes de uma facção criminosa atuante no Estado.
A Gazeta de Bananal confirmou, por meio de uma fonte próxima às investigações, que um dos sete homens detidos na ação é o mesmo jovem acusado de mutilar as patas de um cavalo na zona rural da cidade em agosto passado.
A operação começou nas primeiras horas da manhã, com movimentação de viaturas por volta das 4h30 e o uso de um helicóptero vindo a tornar-se perceptível para moradores por volta das 7h15, na área do bairro Boa Esperança e Rua da Palha.
O homem agora preso, Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, de 21 anos, ganhou notoriedade após decepar as patas de um cavalo com um facão durante uma cavalgada na região rural conhecida como Serra do Guaraná Quente. Na época, a cena chocante repercutiu nacionalmente e foi amplamente compartilhada nas redes sociais, gerando revolta e uma investigação por maus-tratos a animais abertas pela Polícia Civil e autoridades ambientais.
O episódio levou a Polícia Civil, na ocasião, a comparecer na residência do suspeito na Rua da Palha (foto abaixo) para remover animais domésticos por determinação da Justiça, como parte do procedimento de responsabilização e salvaguarda dos animais sob cuidados no local.
Em dezembro passado, a Justiça condenou Andrey a 11 meses e 18 dias de detenção, além de 34 dias-multa, pela prática de maus-tratos a animal com resultado morte. Ele recorria em liberdade.
A Operação "Red Horse", da Delegacia de Polícia de Bananal, mobilizou 37 policiais civis com apoio das delegacias de Cruzeiro (DIG e Dise) e da Polícia Militar. Novas informações devem ser divulgadas pela Polícia Civil à medida que os procedimentos e diligências forem concluídos.
Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e, além do homem ligado ao caso de crueldade contra o animal, outros seis homens e uma mulher foram presos por envolvimento com o tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em um dos endereços vistoriados, os policiais encontraram cerca de 30 pinos de cocaína e mais 50 vazios, além de aparelhos celulares e um rádio transmissor apreendidos.

